Obrigada pela visita, adorei, volte sempre!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SUBLIME GESTO DE AMAR!


















SUBLIME GESTO DE AMAR!
Muitas vezes penso que faria se não tivesse alguém para amar, lembro-me bem quando era mais nova, uns 9 ou 10 anos e ja sonhava em ser amada, em amar, sabia o que era amor fraternal, mas queria e sonhava com um amor verdadeiro, que me fizesse sentir o frio no estomago que tanto ouvia falar. Ficava imaginando como seria quando encontrasse alguém, se me casaria, se teria filhos e quantos!
É engraçado, quanto tempo a gente perde imaginando o futuro. Sonhando e querendo que chegue logo os 15 anos, depois os vinte e assim por diante, se soubessemos com 9 anos o quanto penariamos, o quanto sofreriamos entre um amor e outro!
Passamos por varias fases em nossas vidas, umas boas outras ruins, caimos e levantamos umas 500 vezes ou mais, erramos, acertamos e aprendemos ou não a tirarmos lições e proveitos de cada fase.
Enfim encontramos um amor, que achamos ser o amor de nossas vidas, temos filhos e afinal construimos uma familia, nem sempre a vida é um mar de rosas, não tem aquela frase que diz que rosas tem espinhos? Então eles vem junto e cabe a nós tirarmos um por um, até aqueles que nos ferem profundamente, doem mas com o tempo passa.
Conviver com a pessoa amada nem sempre é facil, temos que relevar e fazer vista grossa como se diz por ai para muita coisa, nos magoamos, perdoamos, somos criticadas, nos sentimos muitas vezes humilhadas, inuteis, desvalorizadas, mas passamos por tudo nos mostrando superiores!
E com relação aos filhos então o que dizer! Quando pequenos são dependentes de nós para tudo, mas quando chegam a uma determinada idade ja se acham donos do próprio nariz e não aceitam mais nossa opinião, nossos conselhos são ultrapassados, e quando chegam em casa e nos apresentam os (as)namorados (as), vemos então que o tempo passou muito depressa e os nossos bebes estão quase partindo de casa, alçando voo assim como nós fizemos um dia!
Muitas vezes fico me perguntando se consegui ser uma boa mãe, se consegui passar a eles o certo, se as escolhas que fizeram, fazem e farão serão corretas, me doi o peito quando penso que podem sofrer se fizerem alguma escolha errada, mas em seguida eu penso que assim como eu fiz as minhas escolhas, assim como aprendi com elas sendo erradas ou não eles também terão que aprender. Se não querem seguir nossos conselhos de pais e amigos incondicionais, então aprenderão com a vida, mas uma coisa é certa, eles também terão que aprender como desvendar os segredos da vida.
Não sei dizer quanto tempo passei me preocupando com as amizades que faziam, para onde iam quando saiam, que horas chegariam, se fumavam, bebiam, se usavam drogas, se eram pessoas de bem... essas coisas que todos os pais pensam e fazem.
As vezes pecamos pelo excesso e as vezes pela falta, é mais facil criticar quando se esta de fora, dizer que somos pais molengas, frouxos, aqueles que fazem tudo pelos filhos, mas como diz um ditado popular: ¨macaco fala dos outros e senta no próprio rabo¨, eu acho que ninguém pode criticar a educação que damos aos nossos filhos, cada um age da maneira que sua consciencia e coração pede, sempre foi assim que agimos aqui em casa, algumas vezes erramos achando estarmos certos, mas nos corrigimos e seguimos, afinal pais também erram!
Na verdade quais pais não querem o melhor para os filhos? Quem não se sacrifica para dar a eles o que nós mesmos não tivemos? Condições de um estudo digno, apesar de algumas vezes eles não darem valor para isso, mesmo assim insistimos que eles estudem para terem uma chance de um futuro melhor. Amamos nossos filhos, mas temos que saber e entender a hora de deixa-los ir e andar com as próprias pernas e fazer suas escolhas, é dificil eu sei mas é nosso dever deixa-los seguir sem interferir, o que pudemos passar e ensinar ja o fizemos agora é confiar na educação e orientação dada e relaxar...sera? Sera que conseguimos relaxar?
Tenho para mim uma frase que diz assim: quem ama cuida, quem ama educa, quem ama zela, quem ama discute e respeita as diferenças!
Não, não é facil educar, não é facil muitas vezes respeitar as diferenças de nossos filhos, principalmente no que diz respeito as escolhas, as preferencias, as amizades, a sexualidade, o futuro profissional... tantas coisas! É muito para nossa cabeça, entendermos o que eles querem fazer das suas vidas, fico observando-os e imaginando será que estou errada e eles certos ou eu certa e eles errados?
Será que o modo de vida que escolheram não é mais fácil? Viver, viver e viver aproveitando cada momento como se fosse o ultimo sem se preocupar com o amanhã, por que o amanhã a Deus pertence! Muitas vezes perguntamos a eles o que é prioridade na vida deles e não temos uma resposta convincente ou seja, eles não tem prioridade alguma a não ser aproveitar o momento como ele se apresenta.
E temos nós que ficar assistindo de camarote, sim orientando, aconselhando mesmo sem darem a minima para o que falamos, li em um livro que dizia que temos que abrir mão e deixa-los caminhar com as próprias pernas, para que eles cresçam, aprendam com os próprios erros, que batam a cabeça mas que percebam sozinhos que cada escolha que fizerem tem um resultado, que cada ação tem uma reação, que nós colhemos o que plantamos, e que ficando muito em cima deles não os fara desenvolver sua propria personalidade, temos que mostrar a eles que o mundo ai fora não é facil, mas que estaremos a disposição deles e de braços abertos se caso precisarem.
Afinal pai e mãe desenvolveram ao longo desse trajeto todo o SUBLIME GESTO DE AMAR E AMAR INCONDICIONALMENTE!
Luci Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO, ELE É MUITO IMPORTANTE E VALIOSO PARA MIM, BJOS.